A Santa Casa da Misericórdia de Manteigas é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com sede na Rua Mestre Alfredo, Manteigas. É uma Entidade do Setor Não Lucrativo (ESNL), com o NIF: 501187677 e o NISS: 2001611548 e tem como Atividade Principal: o Apoio Social para Pessoas Idosas sem Alojamento. Nesse âmbito, possui as seguintes respostas sociais: Lar de Idosos/Residência, Centro de Dia, Apoio ao Domicilio e UCCI – Unidade de Cuidados Continuados Integrados.

  Tem como principais edifícios, afetos à sua atividade, o do Lar/Centro Dia, situado na Rua do Infantário e o da UCCI – Unidade de Cuidados Continuados Integrados situado na Rua Mestre Alfredo, ambos contíguos e em Manteigas. Tem uma média mensal de 115 Utentes inscritos, na totalidade das suas valências, para as quais possui um Quadro de Pessoal, composto por 63 funcionários (dados a 31 dezembro de 2014).

   A sua Irmandade foi fundada em 1618, sendo os seus Estatutos registados a 28 de Setembro de 1981 e inscritos no Livro das Irmandades da Misericórdia, sob o n.º 5/81 a fls. 6 e verso em 29 de Maio do mesmo ano. Possui também, associada à sua Irmandade, o Edifício da Igreja da Misericórdia, situada na Praça Luis de Camões em Manteigas, constituído pela Igreja e Casa Mortuária, a qual esteve na origem do primeiro Hospital de Manteigas.

   No ano de 1188, existia a Confraria dos Tosadores: S.João Baptista. Que possuía uma casa contígua à Igreja da Misericórdia, onde funcionaria, mais tarde, o 1º Hospital de manteigas, chamado de: “Hospital – Casa de S. joão da Misericórdia”. Em 1911 é feita a compra do terreno para a construção do novo Hostital inicialmente só com um pavilhão, sendo mais tarde ampliado com a construção de novos pavilhões, destinados ao Lar/Residência de Idosos e também um novo Edifício onde passou a funcionar o Hospital. Em 1974 o Hospital foi nacionalizado, ficando a funcionar como Hospital concelhio, a cargo do ministério da Saúde. Mais tarde com a ampliação/remodelação das instalações do Centro de saúde de Manteigas, seriam tranferidos para este, os serviços que qté então funcionavam do edufício da Santa Casa.

   Com a devolução à santa Casa da Misericordia das instalações do antigo Hospital, a Mesa Administrativa, vendo a necessidade para a região de uma nova Unidade de Cuidados e também apra aproveitamento do edifício, apresentou uma candidatura no âmbito do programa Modelar, ao MS/ARS, que viria a ser aprovada, para a instalação de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados. Esta Unidade de Saúde, equipada com um total de 30 camas (Longa duração), iniciou a sus atividade em 01.Novembro.2013, e viria a ser inaugurada, oficialmente, pelo Sr.Ministro da saúde, Dr. Paulo Macedo, em 26.Fevereiro.2014.